domingo, 27 de junho de 2010

Tomada de Decisões e a Inteligência Competitiva

A Tomada de decisões é o processo onde são definidas as ações e estratégias a serem utilizadas pelas organizações. Constituem-se na escolha das alternativas que melhor se adaptam a determinado momento e atenda os objetivos das empresas.
É uma ação que terá seu resultado no futuro, mas depende das informações atuais para que seja definida a estratégia a ser utilizada pela empresa. Neste processo as informações disponiveis constituem a base desta decisão, que é tomada a partir de probablidades e possibilidades.
A tomada de decisão converte as informações em ação, e neste contexto a Inteligência Competitiva desempenha seu papel, captando as informações em suas mais variadas formas, analisando e disseminando conforme seu grau de importância.
Mas considerando a instabilidade e variáveis do ambiente externo, e o excesso de informações que recebemos diariamente , vemos que esta coleta de informações torna-se uma árdua tarefa.
A informação recebida em determinado momento pode se tornar obsoleta em um rápido periodo e com isso prejudicar todo o processo decisório.
Tal situação leva a Inteligência Competitiva a trabalhar com constantes desafios e ferramentas adequadas que possibilitem distinguir as informações vulneráveis das que realmente podem auxiliar os decisores em suas atitudes.
Mesmo baseada em possibilidades, a tomada de decisões deve optar pela alternativa que mais seja benéfica a estratégia da organização.

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...