quarta-feira, 20 de abril de 2016

“Faça o cliente o herói de sua história.”




O objetivo do marketing aplicado na odontologia é a retenção de pacientes criando assim uma maior fidelização.
Vários dentistas têm focado seus trabalhos no cliente da clínica odontológica e nas ações de captação, conquista e fidelização.
Mas mesmo assim temos visto diversos profissionais insatisfeitos com o número de pacientes que a clínica possui.
Um dia desses, um amigo dentista frisou, “Fazer o cliente chegar até o consultório é fácil, difícil é mantê-lo fiel”.

Ann Handley diretor da Marketing Profs, uma agência de publicidade nos EUA, na busca de resultados para seu público,  alerta que o cliente deve ser o herói de sua história .
O que significa que todas as estratégias utilizadas no consultório precisam estar alinhadas com as necessidades e desejos dos clientes.
Mas para que isto aconteça é necessário que o dentista conheça quais são estes desejos e necessidades.

Existem as ações básicas que precisam ser colocadas em prática para todos, como limpeza, higienização, organização, pontualidade, simpatia e cordialidade.
Mas existem aquelas que são destinadas a um grupo em particular, como revistas direcionadas ao público atendido, vídeos específicos para um determinado grupo, são o que chamamos de estratégias diferenciadas de acordo com o perfil de cada um.

O que posso afirmar em muitos casos, é que o dentista preocupa-se em arrumar o consultório para ele mesmo, esquecendo de que o espaço físico deve ser construído para agradar o paciente.

Não é porque determinada decoração te agrada que ela irá satisfazer o paciente. Será que aquele quadro que o dentista tanto admira irá causar uma boa impressão?

Ou aquelas cores nas paredes da recepção serão mesmo agradáveis para seu público?
É de grande importância que o cliente ao chegar à clínica sinta-se confortável e aconchegante, e pode ser que aquele ar condicionado antigo seja muito barulhento, e que de certa forma incomode quem está na recepção.

Pequenos reparos, mudanças, ou novos móveis poderão ser muito úteis nesta fidelização do paciente, principalmente se aliadas às ações de marketing de relacionamento que já são conhecidas, mas nem sempre praticadas pelos profissionais de odontologia.
Ressalto que o profissional não pode focar o trabalho apenas na boca do paciente, pois o conhecimento técnico, apesar de ser muito importante, não é o único responsável pelo sucesso do consultório.

Lembre-se é necessário investir um pouco mais de tempo, ouvir mais o paciente, conhecer melhor o perfil de cada um.

Cada pessoa é única e certamente ele deseja ter um dentista que seja o solucionador de todos os problemas de saúde bucal, dele e da família, mas às vezes na correria dos trabalhos, a atenção fica em última instância, ou completamente esquecida.

E caso no meio do caminho seu paciente encontre outro dentista que dedique um pouco mais de tempo e atenção, pode ser que ele não hesite em mudar de profissional.

Pense nisso! Seu paciente merece ser o herói de sua história.

Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br


Matéria Publicado na Coluna de Marketing
Jornal ABO-RJ ( Março/Abril/2016)


Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...