O
objetivo do marketing aplicado na odontologia é a retenção de pacientes criando
assim uma maior fidelização.
Vários
dentistas têm focado seus trabalhos no cliente da clínica odontológica e nas
ações de captação, conquista e fidelização.
Mas
mesmo assim temos visto diversos profissionais insatisfeitos com o número de
pacientes que a clínica possui.
Um
dia desses, um amigo dentista frisou, “Fazer o cliente chegar até o consultório
é fácil, difícil é mantê-lo fiel”.
Ann
Handley diretor da Marketing Profs, uma agência de publicidade nos EUA, na
busca de resultados para seu público, alerta que o cliente deve ser o herói de sua história .
O
que significa que todas as estratégias utilizadas no consultório precisam estar
alinhadas com as necessidades e desejos dos clientes.
Mas
para que isto aconteça é necessário que o dentista conheça quais são estes
desejos e necessidades.
Existem
as ações básicas que precisam ser colocadas em prática para todos, como
limpeza, higienização, organização, pontualidade, simpatia e cordialidade.
Mas
existem aquelas que são destinadas a um grupo em particular, como revistas
direcionadas ao público atendido, vídeos específicos para um determinado grupo,
são o que chamamos de estratégias diferenciadas de acordo com o perfil de cada
um.
O que posso afirmar em muitos casos, é que o dentista preocupa-se em arrumar o consultório para ele mesmo, esquecendo de que o espaço físico deve ser construído para agradar o paciente.
Não
é porque determinada decoração te agrada que ela irá satisfazer o paciente.
Será que aquele quadro que o dentista tanto admira irá causar uma boa
impressão?
Ou
aquelas cores nas paredes da recepção serão mesmo agradáveis para seu público?
É
de grande importância que o cliente ao chegar à clínica sinta-se confortável e
aconchegante, e pode ser que aquele ar condicionado antigo seja muito
barulhento, e que de certa forma incomode quem está na recepção.
Pequenos
reparos, mudanças, ou novos móveis poderão ser muito úteis nesta fidelização do
paciente, principalmente se aliadas às ações de marketing de relacionamento que
já são conhecidas, mas nem sempre praticadas pelos profissionais de
odontologia.
Ressalto que o
profissional não pode focar o trabalho apenas na boca do paciente, pois o
conhecimento técnico, apesar de ser muito importante, não é o único responsável
pelo sucesso do consultório.
Lembre-se é necessário investir um pouco mais de
tempo, ouvir mais o paciente, conhecer melhor o perfil de cada um.
Cada pessoa é única e certamente ele deseja ter um dentista
que seja o solucionador de todos os problemas de saúde bucal, dele e da
família, mas às vezes na correria dos trabalhos, a atenção fica em última
instância, ou completamente esquecida.
E caso no meio do caminho seu paciente encontre
outro dentista que dedique um pouco mais de tempo e atenção, pode ser que ele
não hesite em mudar de profissional.
Pense nisso! Seu paciente merece ser o herói de sua
história.
Marcia Nana
Gestão & Marketing
Jornal ABO-RJ ( Março/Abril/2016)