A equipe de trabalho representa muito mais do que a imagem do consultório, é uma extensão de seus serviços, continuidade do seu relacionamento e um fator decisivo na fidelização do paciente.
Muitos dentistas questionam se faz diferença investir no treinamento da equipe ou se o que interessa é apenas o profissional pontual e assíduo?
O treinamento é uma etapa do planejamento estratégico e para Chiavenato representa o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.
Tem início com um diagnóstico feito nas empresas para verificar a real necessidade, e deve possuir foco, observação e ação.
Foco – o que está sendo transmitido deve possuir sintonia com a necessidade encontrada. Ou seja, treine a equipe nos pontos que ela precisa. Não adianta querer transmitir assuntos longos e cansativos.
Observação – Verificar se os treinandos estão prestando atenção no treinamento. Se estão sendo participativos. Uma boa dica é utilizar as dinâmicas de grupo que envolvem, relaxam e prendem a atenção dos participantes.
Ação - Leve os participantes a criar e desenvolver ações através do treinamento. Estimule a criatividade. Simule situações do dia a dia onde suas dicas podem ser aplicadas e crie “ cases “ para serem solucionados.
O treinamento de uma forma geral resulta em um crescimento da produtividade. Permite ao funcionário olhar a rotina do trabalho com motivação e consequentemente estimula novas ações próativas em relação as tarefas.
Investir no capital humano significa investir em sua empresa, em seu consultório, em seu empreendimento.
Afinal o primeiro e primordial passo para o sucesso é o comprometimento de sua equipe.
Muitos dentistas questionam se faz diferença investir no treinamento da equipe ou se o que interessa é apenas o profissional pontual e assíduo?
O treinamento é uma etapa do planejamento estratégico e para Chiavenato representa o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.
Tem início com um diagnóstico feito nas empresas para verificar a real necessidade, e deve possuir foco, observação e ação.
Foco – o que está sendo transmitido deve possuir sintonia com a necessidade encontrada. Ou seja, treine a equipe nos pontos que ela precisa. Não adianta querer transmitir assuntos longos e cansativos.
Observação – Verificar se os treinandos estão prestando atenção no treinamento. Se estão sendo participativos. Uma boa dica é utilizar as dinâmicas de grupo que envolvem, relaxam e prendem a atenção dos participantes.
Ação - Leve os participantes a criar e desenvolver ações através do treinamento. Estimule a criatividade. Simule situações do dia a dia onde suas dicas podem ser aplicadas e crie “ cases “ para serem solucionados.
O treinamento de uma forma geral resulta em um crescimento da produtividade. Permite ao funcionário olhar a rotina do trabalho com motivação e consequentemente estimula novas ações próativas em relação as tarefas.
Investir no capital humano significa investir em sua empresa, em seu consultório, em seu empreendimento.
Afinal o primeiro e primordial passo para o sucesso é o comprometimento de sua equipe.
Alguns benefícios do treinamento
- Qualifica o profissional
- Motiva e estimula
- Desperta a criatividade
- Cria relacionamentos próspero com os clientes internos e externos
- Aumenta a fidelização
- Capacita a equipe a solucionar problemas
- Representa economia para a empresa
- Aumenta a produtividade e a lucratividade.
Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br