sábado, 17 de novembro de 2012

Enfim a criatividade...




Pelo dia da criatividade resolvi escrever este post, pois é um assunto que muito me motiva.

Quando pensamos em criatividade nossa mente nos remete aos trabalhos realizados pelos nossos adoráveis designers, mas a criatividade  não se resume a criação publicitária, ela é muito mais abrangente e deve estar presente em todos os segmentos do mercado.

A criatividade deve fazer parte da rotina dos trabalhos e significa uma ótima ferramenta que auxillia os gestores na construção das táticas das empresas.

Mas quantos administradores permitem que seus funcionários expressem suas ideias criativas no ambiente de trabalho ? Quantos se preocupam em ouvir sua equipe e aceitar suas sugestões ?

Infelizmente a maioria das empresas são constituídas de regras tão rígidas e só querem saber se as metas foram alcançadas dentro dos prazos estipulados.

Realizam reuniões completamente burocráticas que não permitem a participação da equipe, perdendo assim uma excelente oportunidade de captar ideias criativas que podem solucionar grande parte dos problemas das empresas, inclusive o financeiro.

Sou adepta do brainstorming ( tempestade de ideias), reunião de um grupo de pessoas que se utilizam das diferenças em seus pensamentos e ideias para chegarem a um denominador comum, eficaz e com qualidade. Tal atividade resulta em geração de ideias inovadoras, que são aplicadas no desenvolvimento de novos produtos, nas campanhas  publicitárias, na gestão dos processos e projetos e na solução dos problemas, proporcionando alternativas que implicam na melhoria das empresas.

O interessante no brainstorming é que nenhuma ideia é descartada e  nem pré-julgada, todos os participantes são livres para expor seus pensamentos, sem críticas e sem imposições.

Afinal a criação é resultante de um processo coletivo, e mesmo dentro dos maiores delírios podemos extrair boas ideias.

É certo que esta tempestade de ideias gera inúmeras sugestões que devem servir como base para a construção e reconstrução até o aperfeiçoamento final da criação.

Estimulem seus funcionários a serem criativos, considerem suas ideias, a criatividade não é um dom pessoal, ela pode surgir de qualquer pessoa a qualquer momento,  de um insight que deve ser valorizado.

"Criatividade é inteligência, divertindo-se"
Albert Einstein








Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...