Para o marketing “ Ciclo de Vida” são os estágios pelo qual
os produtos ou serviços passam desde que são lançados ou reposicionados no
mercado.
Parte da premissa de que todas as tomadas de decisões devem
avaliar e conhecer bem em qual estágio o determinado produto ou serviço se
encontra para depois determinar como, onde e quais as ações que serão tomadas.
E na odontologia, será que este ciclo de vida também
funciona?
Sim com certeza. Pois o ciclo de vida é relacionado com o
tempo em que um serviço consegue permanecer no mercado. Passando pelas
seguintes fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
A introdução
corresponde ao lançamento / criação do serviço, que no nosso caso é a clinica
ou consultório de odontologia.
O
crescimento corresponde ao período onde ocorrem as divulgações junto aos
públicos, são os anúncios, mala direta, publicidade e promoção. É a fase onde
ocorre uma maior demanda pelo serviço, os lucros começam a surgir.
A maturidade
é a fase da estabilização da oferta e da procura, o consultório já possui uma
base de pacientes fidelizados e tem um retorno satisfatório dos lucros. Mas esta fase também é vista como a fase da saturação, pois a estabilidade
gera a acomodação, e esta lacuna que é deixada pelo consultório ou clínica,
começa a ser preenchida pela concorrência. E com isto começa a fase do
declínio.
O declínio é
conhecido como a fase onde os lucros são reduzidos, os pacientes diminuem, não
são conquistados novos clientes e o consultório/ clínica começam a atuar no
vermelho, até o ponto de terem que fechar as portas, caso não tomem uma atitude
mais ativa, um novo reposicionamento no mercado, novas especialidades, captação
de novos pacientes, reconquista de pacientes inativos.
O mercado é
ágil, muda constantemente, e a necessidade e o desejo do consumidor também. Se
hoje você possui uma base de clientes estáveis, lembre-se é necessário sempre
manter este relacionamento ativo, para ser lembrado em qualquer momento pelo
paciente.
Quantas
clínicas e consultórios já entraram na fase do declínio? Quantos
empreendimentos de grande porte foram a falência? Quantos Centros de
Odontologia fecharam as portas após certo período de vida?
E muitas das
vezes pensamos: “Nossa, investiram tanto e não conseguiram manter as portas
abertas?” O que faltou? Conhecimento, competência, qualidade ou inovação?
Pode ser
tudo, ou apenas uma pequena pausa para avaliar a concorrência, os preços
praticados, as novidades que surgem, a comunicação com os públicos.
Uma das
estratégias utilizadas pelas empresas para ampliarem o ciclo de vida é a
P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que permite conhecer o mercado, antecipar
os possíveis problemas, coletar dados (informações são valiosas) pesquisar a
satisfação dos pacientes, os desejos, conhecer a concorrência, inovar, criar
novas estratégias baseadas nas pesquisas
e acompanhar tudo que for relacionado a odontologia, aos consumidores, aos
ambientes micro e macro, avaliando as oportunidades e reduzindo as ameaças.
Pense nisso!
Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br