quarta-feira, 8 de junho de 2016

Workshop de Marketing




Programa 


  •  8:30 Welcome
  •  9:00 Conhecendo o que é estratégia
  • 10:30 Estudando o mercado
12:00 Intervalo de Almoço

  • 13:30 Quem compra, como e por quê?
  • 14:30 Abordagem e fechamento da negociação.

15:45: Coffee

  • 16:00 Planejamento Criativo
  • 17:00 Relação entre  Atitude, Marca e a Produtividade


Local: Centro do Rio de Janeiro -   Data 30 de julho


Público Alvo - Profissionais da área de saúde ou comercial , administradores, estrategistas, gerentes e todos que desejam melhorar a produtividade e a lucratividade.

Informações: ideia_consultoria@yahoo.com.br  ou (21) 98545-4607

Valor : R$ 240,00 ( a vista/ parcelado)    com Certificado e Apostila


Inscrições  no link do Pag Seguro



Ciclo de vida em marketing. Afinal o que é isso?



Para o marketing “ Ciclo de Vida” são os estágios pelo qual os produtos ou serviços passam desde que são lançados ou reposicionados no mercado.
Parte da premissa de que todas as tomadas de decisões devem avaliar e conhecer bem em qual estágio o determinado produto ou serviço se encontra para depois determinar como, onde e quais as ações que serão tomadas.

E na odontologia, será que este ciclo de vida também funciona?

Sim com certeza. Pois o ciclo de vida é relacionado com o tempo em que um serviço consegue permanecer no mercado. Passando pelas seguintes fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
A introdução corresponde ao lançamento / criação do serviço, que no nosso caso é a clinica ou consultório de odontologia.

O crescimento corresponde ao período onde ocorrem as divulgações junto aos públicos, são os anúncios, mala direta, publicidade e promoção. É a fase onde ocorre uma maior demanda pelo serviço, os lucros começam a surgir.
A maturidade é a fase da estabilização da oferta e da procura, o consultório já possui uma base de pacientes fidelizados e tem um retorno satisfatório  dos lucros. Mas esta fase também é vista  como a fase da saturação, pois a estabilidade gera a acomodação, e esta lacuna que é deixada pelo consultório ou clínica, começa a ser preenchida pela concorrência. E com isto começa a fase do declínio.

O declínio é conhecido como a fase onde os lucros são reduzidos, os pacientes diminuem, não são conquistados novos clientes e o consultório/ clínica começam a atuar no vermelho, até o ponto de terem que fechar as portas, caso não tomem uma atitude mais ativa, um novo reposicionamento no mercado, novas especialidades, captação de novos pacientes, reconquista de pacientes inativos.

O mercado é ágil, muda constantemente, e a necessidade e o desejo do consumidor também. Se hoje você possui uma base de clientes estáveis, lembre-se é necessário sempre manter este relacionamento ativo, para ser lembrado em qualquer momento pelo paciente.


 


Quantas clínicas e consultórios já entraram na fase do declínio? Quantos empreendimentos de grande porte foram a falência? Quantos Centros de Odontologia fecharam as portas após certo período de vida?
E muitas das vezes pensamos: “Nossa, investiram tanto e não conseguiram manter as portas abertas?” O que faltou? Conhecimento, competência, qualidade ou inovação?

Pode ser tudo, ou apenas uma pequena pausa para avaliar a concorrência, os preços praticados, as novidades que surgem, a comunicação com os públicos.

Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para ampliarem o ciclo de vida é a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que permite conhecer o mercado, antecipar os possíveis problemas, coletar dados (informações são valiosas) pesquisar a satisfação dos pacientes, os desejos, conhecer a concorrência, inovar, criar novas  estratégias baseadas nas pesquisas e acompanhar tudo que for relacionado a odontologia, aos consumidores, aos ambientes micro e macro, avaliando as oportunidades e reduzindo as ameaças.

Pense nisso!

Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br

1° EFLUTASB

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 Encontro Regional ASB e TSB - ABO-RJ -Junho /2016







2° Congresso de Odontologia da Baixada Fluminense - COB

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19 a 21 de maio 2016 - RJ








Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...