quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Qual o Market Share do consultório?



Todo dentista tem como foco o crescimento do seu empreendimento.
Seja em um consultório ou em uma clínica, as ações que são praticadas referem-se  a uma maior capacitação e fidelização dos pacientes.
Mas em um mercado altamente competitivo, muitos obstáculos estão causando temores aos profissionais da odontologia.
Os planejamentos de gestão e marketing tem sido durante longos anos ferramentas que auxiliam o dentista neste gerenciamento, mas podemos avaliar que apesar dos esforços ainda existem dificuldades que são apresentadas diariamente.
O que observo em muitos consultórios é a falta de um conhecimento da participação do mesmo no mercado. Conhecer o quanto a sua carteira de pacientes representa diante de seus concorrentes.
Ou seja, dentro do seu bairro, cidade ou estado, será que sua clínica ou consultório tem uma fatia satisfatória do mercado?
Esta participação ou fatia de mercado é denominada no Marketing de Market Share.
Conhecer o potencial do mercado onde seu consultório está inserido e qual a sua situação perante este mercado.




Digamos que atualmente você possui  500 clientes ativos  e que está satisfeito com estes números.   
Mas considerando que a região onde a clínica esta localizada possui um numero de 40 mil pessoas e que 10% tem o perfil adequado ao seu público alvo, podemos concluir que seu Market Share está abaixo do desejado.

O Market Share é essencial para desenvolver um planejamento eficiente.
Para calcular o potencial do seu market share você precisa pesquisar o mercado, saber quantos possíveis clientes existem em sua região, conhecer seus hábitos, costumes, e relacionar com seus números atuais, avaliando o quanto  pode crescer e quais as ferramentas que poderá utilizar.
Isto pode ser feito com a ajuda de profissionais de marketing e pesquisa.

 

O passo seguinte é preparar a clínica para receber estes possíveis clientes, organizar a agenda e ter profissionais disponíveis para o atendimento.
Organize seu Plano de Marketing, priorizando as ações conforme suas metas.
Lembre-se, você já conhece o potencial do mercado, agora deve alinhar as estratégias para captar os novos clientes.
Não tenha medo de crescer, mas saiba crescer com sabedoria, mantendo o controle sobre os resultados, observando as tendências e o movimento do mercado.
É  fundamental que a concorrência também seja observada, pois eles possuem o mesmo foco, “ aumentar a participação no mercado” , e buscam pelo mesmo público que você.
Prestem atenção: Quem são seus  concorrentes diretos?  Quais as estratégias?  Quais os pontos fortes e fracos?  

Lembrem da dica de Kotler “As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.” 

Para conquistar e manter uma liderança no mercado, com uma significativa participação e resultados satisfatórios, é necessário uma atenção contínua a todos os aspectos relacionados aos pacientes e ao consultório, e a concorrência.  

Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br


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