Todo dentista tem como foco o crescimento do seu
empreendimento.
Seja em um consultório ou em uma clínica, as ações que são
praticadas referem-se a uma maior capacitação
e fidelização dos pacientes.
Mas em um mercado altamente competitivo, muitos obstáculos
estão causando temores aos profissionais da odontologia.
Os planejamentos de gestão e marketing tem sido durante
longos anos ferramentas que auxiliam o dentista neste gerenciamento, mas
podemos avaliar que apesar dos esforços ainda existem dificuldades que são
apresentadas diariamente.
O que observo em muitos consultórios é a falta de um
conhecimento da participação do mesmo no mercado. Conhecer o quanto a sua
carteira de pacientes representa diante de seus concorrentes.
Ou seja, dentro do seu bairro, cidade ou estado, será que
sua clínica ou consultório tem uma fatia satisfatória do mercado?
Esta participação ou fatia de mercado é denominada no
Marketing de Market Share.
Conhecer o potencial do mercado onde seu consultório está
inserido e qual a sua situação perante este mercado.
Digamos que atualmente você possui 500 clientes ativos e que está satisfeito com estes números.
Mas considerando que a região onde a clínica esta localizada
possui um numero de 40 mil pessoas e que 10% tem o perfil adequado ao seu
público alvo, podemos concluir que seu Market Share está abaixo do desejado.
O Market Share é essencial para desenvolver um planejamento
eficiente.
Para calcular o potencial do seu market share você precisa
pesquisar o mercado, saber quantos possíveis clientes existem em sua região, conhecer
seus hábitos, costumes, e relacionar com seus números atuais, avaliando o
quanto pode crescer e quais as
ferramentas que poderá utilizar.
Isto pode ser feito com a ajuda de profissionais de
marketing e pesquisa.
O passo seguinte é preparar a clínica para receber estes
possíveis clientes, organizar a agenda e ter profissionais disponíveis para o
atendimento.
Organize seu Plano de Marketing, priorizando as ações
conforme suas metas.
Lembre-se, você já conhece o potencial do mercado, agora
deve alinhar as estratégias para captar os novos clientes.
Não tenha medo de crescer, mas saiba crescer com sabedoria,
mantendo o controle sobre os resultados, observando as tendências e o movimento
do mercado.
É fundamental que a
concorrência também seja observada, pois eles possuem o mesmo foco, “ aumentar
a participação no mercado” , e buscam pelo mesmo público que você.
Prestem atenção: Quem são seus concorrentes diretos? Quais as estratégias? Quais os pontos fortes e fracos?
Lembrem da dica de Kotler “As empresas ruins ignoram seus
concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram.”
Para conquistar e manter uma liderança no mercado, com uma
significativa participação e resultados satisfatórios, é necessário uma atenção
contínua a todos os aspectos relacionados aos pacientes e ao consultório, e a concorrência.
Marcia Nana
Gestão & Marketing