terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Fascínio dos Congressos de Odontologia


Interessante é a forma como  certas coisas despertam a atenção das pessoas. Muitas das vezes acontecimentos comuns do cotidiano de repente tornam-se foco de olhares e muitas atenções. Talvez seja a forma como é apresentado, ou então  a maneira como passa a ser visto pelo consumidor.
Isso leva ao fascínio, seja pela beleza, inteligência, ousadia ou  pelos benefícios que gera em cada um em particular.

Mas o que fascina ? 

O marketing em uma  de suas áreas de estudo analisa o comportamento do consumidor, seja do ponto psicológico ou mercadológico, faz uma pesquisa do que realmente encanta ao público.

E isto não é diferente nos vários segmentos do mercado.

Um exemplo são os Congressos de Odontologia. Que possui o poder de atrair multidões, seja pelas suas atividades científicas, pelas inovações tecnológicas, ou apenas pelo simples fato de encontrar velhos amigos de faculdade.

A  tecnologia desponta na frente com todos as suas inovações, cadeiras, mochos, equipamentos, lasers, enfim tudo que era praticamente igual, sem cor, “frio”, passou a ter novos designs, formatos, cores diferenciadas, que encantam o público em geral, dentistas e pacientes, e dão a odontologia um ar alegre, jovial,  e porque não descontraído ?

Os próprios stands em si são  diferenciados e criam formas harmônicas que permitem aos presentes transitar durante um ou vários dias sem se cansar, e sempre buscando o que existe de novo,  moderno, ultra moderno e diferente que permita mudar a rotina diária do consultório e aumentar a produtividade.

Nada mais motivador para o público presente em um Congresso de Odontologia, do que participar de cursos, palestras e conferências sobre os temas convencionais que avançaram de forma extraordinária  e contribuem com algo a mais para os seus trabalhos.

Aliás, parabenizo  a classe odontológica pelo empenho das organizações e realizações, e também por ter tomado conhecimento recente de que a pesquisa odontológica brasileira é tida como uma das mais respeitadas no meio científico internacional.

Todo este conjunto de conhecimentos, inovações  e ousadias dão aos Congressos Odontológicos esta sensação de “ querer  sempre mais”, com os olhares girando em todas as direções para não perderem nem um segundo, nenhuma novidade e nenhuma informação.
E o marketing cumpre seu papel, criando estratégias, estudando os comportamentos e ampliando relacionamentos.

É o giro das marcas, concorrentes ou não, que se dispõem lado a lado pelo mesmo corredor, demonstrando ao público que a capacidade humana de criar e recriar é realmente fabulosa .

E  faz do mercado odontológico um mundo fascinante que se reúne em um Congresso em poucos dias, gerando resultados, criando oportunidades e despertanto desejos de consumo imensuráveis, seja pelos bens materiais ou pelo conhecimento que serão utilizados em cada consultório beneficiando o consumidor final, que é o paciente.

Marcia Nana

Marketing & Gestão

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...