quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Marketing Odontológico

As estratégias de fidelização de clientes nos consultórios odontológicos, tornou-se fator primordial para a alta competitividade do setor. Segundo o CFO , existem no Brasil 200 mil dentistas no exercício da profissão , além de 15 mil novos formandos que são colocados no mercado a cada ano. Assim a captação de clientes deve ser vista pelo dentista como uma ferramenta de alta importância para a estabilidade do consultório e conseqüente sucesso profissional.

Anos atrás ao sair de uma faculdade o dentista abria imediatamente um consultório e conseguia em pouco tempo uma boa estabilidade financeira, hoje a situação é muito mais complicada. Com inúmeras ofertas no mercado e a nova conscientização do consumidor que encontra-se mais informado e exigente, os serviços odontológicos devem ser da mais alta qualidade e precisam atender as necessidades e desejos deste precioso público “ seu cliente”.

Mas como identificar quais as reais necessidades e desejos do seu público? Como satisfazê-lo totalmente? Como ter a certeza de que o cliente irá voltar ao seu consultório? Estas são algumas das questões que ficam na cabeça dos dentistas.

Realizar um serviço de qualidade, inclui, desde o atendimento até a conclusão do tratamento de cada paciente. Todos os detalhes são de grande importância e mais do que isso são notados e fazem a diferença junto ao seu público. Cada paciente tem uma expectativa do serviço que irá receber e certamente fazem uma comparação com o serviço que recebem. Esta atitude do cliente é denominada de qualidade percebida, e se a mesma for superior a expectativa criada pela mente do paciente com certeza o caminho da fidelização já estará pronto.

No atual momento de crise que vivemos, a captação e fidelização de clientes são ferramentas que irão gerar o sucesso do consultório. Neste cenário as ações tomadas devem ser estrategicamente analisadas antes de serem praticadas. O marketing odontológico fornece estratégias eficientes para o desenvolvimento de relacionamentos com seus clientes, que devem ser duradouros e lucrativos.

È importante salientar que a responsabilidade de um bom relacionamento com os pacientes estende-se a toda a equipe de trabalho. Cada um tem como dever aplicar o melhor de seus conhecimentos e habilidades na realização dos serviços o que levará a uma total satisfação do cliente. È preciso atenção a atuação de cada um da equipe para que seja criado um clima de comprometimento total na realização dos serviços.

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...