quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Marketing Odontológico

As estratégias de fidelização de clientes nos consultórios odontológicos, tornou-se fator primordial para a alta competitividade do setor. Segundo o CFO , existem no Brasil 200 mil dentistas no exercício da profissão , além de 15 mil novos formandos que são colocados no mercado a cada ano. Assim a captação de clientes deve ser vista pelo dentista como uma ferramenta de alta importância para a estabilidade do consultório e conseqüente sucesso profissional.

Anos atrás ao sair de uma faculdade o dentista abria imediatamente um consultório e conseguia em pouco tempo uma boa estabilidade financeira, hoje a situação é muito mais complicada. Com inúmeras ofertas no mercado e a nova conscientização do consumidor que encontra-se mais informado e exigente, os serviços odontológicos devem ser da mais alta qualidade e precisam atender as necessidades e desejos deste precioso público “ seu cliente”.

Mas como identificar quais as reais necessidades e desejos do seu público? Como satisfazê-lo totalmente? Como ter a certeza de que o cliente irá voltar ao seu consultório? Estas são algumas das questões que ficam na cabeça dos dentistas.

Realizar um serviço de qualidade, inclui, desde o atendimento até a conclusão do tratamento de cada paciente. Todos os detalhes são de grande importância e mais do que isso são notados e fazem a diferença junto ao seu público. Cada paciente tem uma expectativa do serviço que irá receber e certamente fazem uma comparação com o serviço que recebem. Esta atitude do cliente é denominada de qualidade percebida, e se a mesma for superior a expectativa criada pela mente do paciente com certeza o caminho da fidelização já estará pronto.

No atual momento de crise que vivemos, a captação e fidelização de clientes são ferramentas que irão gerar o sucesso do consultório. Neste cenário as ações tomadas devem ser estrategicamente analisadas antes de serem praticadas. O marketing odontológico fornece estratégias eficientes para o desenvolvimento de relacionamentos com seus clientes, que devem ser duradouros e lucrativos.

È importante salientar que a responsabilidade de um bom relacionamento com os pacientes estende-se a toda a equipe de trabalho. Cada um tem como dever aplicar o melhor de seus conhecimentos e habilidades na realização dos serviços o que levará a uma total satisfação do cliente. È preciso atenção a atuação de cada um da equipe para que seja criado um clima de comprometimento total na realização dos serviços.

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