terça-feira, 3 de julho de 2012


Marketing na Odontologia

 

Qual o valor do seu trabalho?



Como avaliar o valor do seu trabalho na hora de formar os preços dos serviços em seu consultório?
No últimos meses vários questionamentos tem surgido em relação aos valores cobrados e recebidos pelos serviços odontológicos. São inúmeros dentistas que se veêm em difíceis situações financeiras pois no fim do mês não conseguem fazer a retirada do pró-labore.
Mas o que acontece nesta  matemática, onde os gastos operacionais são  sempre maiores do que as entradas?

A formação de preços é um processo simples, significa somar todos os custos, os fixos , aluguel, condomínio, salários e os variáveis, telefone, luz, água, compra de material e equipamento, divulgação, etc.
O importante é incluir cada item no cálculo do custo, tudo que for necessário para o funcionamento do consultório e o excercício da profissão.
Some aos custos a sua retirada mensal, o que você considera  justo para a remuneração do seu trabalho. Inclua tambem algum valor para as despesas extras, como por exemplo compra ou conserto de algum material ou equipamento.

A soma total representa o custo geral do seu consultório.
Para calcular o valor de sua hora clínica, divida este custo pelo número de horas trabalhadas em um mês. Digamos que seu consultório tem um custo de 10.000,00 ( dez mil reais) mensais e que você trabalha 8 horas por dia de 2ª a 6ª feira, o que equivale a 8x5 = 40 horas/ semana= 40 x 4( semanas) = 160 horas no mês.
Logo R$ 10.000,00 : 160 = R$ 62,50 ( sua hora clínica).  De posse deste valor você pode calcular os custos adicionais por cada procedimento, não esquecendo o valor percebido, que é o diferencial de marketing na formação de preços.

A lógica é que seu preço final receba um adicional pela qualidade dos serviços que são realizados em seu consultório. Ou seja, o valor percebido refere-se aos benefícios dos serviços, confiabilidade, atendimento, credibilidade, conforto, entre outros, que proprocionam ao seu  consultório um “valor superior”. 

E valores superiores podem cobrar preços maiores pois os pacientes não compram os serviços em si, mas os benefícios, características, qualidades  e percepções únicas que os surpreendam.
Assim, na formação de preços considere o que você, sua equipe e seu consultório oferecem de melhor ao seu público. É a harmonia do que é esperado e do que é recebido que cria o valor.


Marcia Nana

Marketing e Gestão Estratégica
ideia_consultoria@yahoo.com.br
www.ideiaconsultoria.blogspot.com

Matéria Publicada na Revista ABO Niterói - Ed. 6

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