sábado, 30 de abril de 2011

O Marketing e a Odontologia III

Uma das dicas de marketing na odontologia se refere ao ambiente físico do consultório, principalmente a recepção que é onde o seu paciente tem a primeira imagem da qualidade do consultório.
Ao implantar um consultório, o dentista deve ter em mente que este precisa ser prático e funcional, que atenda as necessidades da equipe de trabalho, e ao mesmo tempo ofereça conforto aos usuários, que são os pacientes.
O primeiro passo é o acesso dos pacientes que precisa ser facilitado, principalmente quando o atendimento é direcionado ao público da terceira idade. Neste ponto é necessária a eliminação de toda barreira arquitetônica, que impeça a
locomoção dos idosos ou deficientes físicos, e permita uma acomodação adequada.
Caso o atendimento seja voltado ao público infantil é importante destinar um espaço para que as crianças se distraiam enquanto aguardam o atendimento. Podem ser utilizados alguns livros, brinquedos de montar, ou simplesmente lápis e papel, tais objetos possuem um alto poder de manterem as crianças quietas e ao mesmo tempo criam um clima de confiança com os pequenos, pois além de serem parte de sua rotina, minimizam o medo e o terror que a maioria das crianças sente em suas visitas ao dentista.
Qualquer que seja seu público, uma atenção especial deve ser dada a iluminação da recepção, que deve proporcionar um ambiente agradável. O uso de luz natural auxilia e muito nesta harmonização.
As cores das paredes complementam a iluminação, sendo recomendado o uso de cores em tons pastéis, como o verde ou azul, que atuam de forma relaxante.
Alguns objetos de decoração podem ser utilizados para humanizar o ambiente, mas, excessos devem ser evitados.
O objetivo é minimizar o clima de consultório que pode transmitir a idéia de dor, e passar aos pacientes uma recepção confortável e acolhedora.
Outro ponto de grande importância é a temperatura do ambiente, que precisa estar adequada ao clima, evitando-se o frio excessivo ou a sensação de calor.
Tais ações são complementadas por uma música ambiente, disposições de revistas, que devem ser atuais e de acordo com o perfil do público atendido e um belo e simpático sorriso de toda a equipe.

Marcia Nana
Matéria Publicada
Revista ABO Nova Iguaçu
Edição Março-Maio 2011

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...