quinta-feira, 24 de março de 2011

O Marketing e a Odontologia II

A inovação e a evolução do mercado levou o marketing a desempenhar um importante papel na odontologia. Hoje temos uma significativa parcela de dentistas que utilizam as estratégias de marketing para captar e fidelizar seus pacientes.
O diferencial de antes, composto por qualificação e experiência profissional, consultório bem equipado e confortável, profissionais treinados, passou a ser elemento comum a quase todos os consultórios.
Assim, existem atualmente novas estratégias que auxiliam o profissional de odontologia a construir um diferencial no competitivo mercado odontológico.
São ferramentas que compõe o marketing one to one, ou seja, o marketing de relacionamento, onde o paciente deseja ser tratado de forma única e especial.
O que o paciente deseja?
 Ser reconhecido pelo nome por todos da equipe de trabalho;
 Ter seus hábitos e atitudes conhecidas, como agendar o paciente no horário mais adequado;
 Que conheçam seus desejos e necessidades, qual o tratamento que deseja, data e forma de pagamento preferidos, diferenciais de sua vida, rotina de trabalho, viagens , família, e até mesmo a sua música predileta.
Sim, conhecer a música predileta é um diferencial de atendimento. O que é mais relaxante do que ouvir a música predileta no momento do procedimento odontológico? Reduz a ansiedade, relaxa e cria um clima de confiança, onde o dentista pode realizar seu serviço e o paciente fica satisfeito.
Afinal, a meta é agregar valores aos serviços, e certamente o tratamento diferenciado e único faz esta diferença.
Ao conseguir ter um diferencial, a prospecção de novos pacientes e a fidelização dos antigos é um processo natural, que acontece a cada dia, a cada nova consulta.
Alcançar a satisfação e surpreender seus pacientes é sinônimo de maior produtividade, reconhecimento e sucesso.
Mas, é importante estar sempre em sintonia com as mudanças e novidades do mercado, conhecendo novos equipamentos, novas técnicas e os desejos dos seus pacientes.
Uma boa sugestão é manter um pequeno formulário de pesquisa de satisfação, onde através de alguns tópicos os pacientes possam expressar o que pode ser melhorado ou modificado em seu consultório.
São estas pesquisas que desenham o perfil de cada paciente, e facilitam a inovação e a mudança do serviço para a fidelização do paciente.

Marcia Nana
Matéria Publicada
Revista ABO Niteroi - Março/2011

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...