segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Dentista e as Mídias Sociais




Recentemente participei de um fórum no CIOSP , sobre mídias sociais na odontologia. Achei interessante as discussões criadas sobre a importância e benefícios desta ferramenta para o dentista.
É indiscutível que a internet tornou-se um hábito na vida das pessoas, e as redes sociais contagiaram os públicos de diferentes faixas etárias, sexo, religião e profissão. Poucas são as pessoas que não aderiram a esta prática, pois  a maioria  vive conectada 24 horas por dia, através de samrtphones ou tablets e não deixam de dar uma última “ olhadinha “antes de dormir.
O Facebook é o mais popular, talvez por se adaptar ao estilo brasileiro de postar fotos, recados e mensagens. Já o twitter  funciona como um relato instanâneo do que você está fazendo e de onde você está, além de informações  do que acontece no mundo.
Mas estas duas redes realmente lideram as pesquisas mundiais e são as formas de relacionamento mais usuais e práticas da atualidade.
E para o dentista?  Será que as redes sociais são funcionais?  O que podemos pontuar como positivo ?
Primeiro é o  estreitamento com os públicos, aumento no relacionamento com seus pacientes atuais e os que podem ser prospectados.
Dilvulgação do seu trabalho, suas especialidades,  localização do consultório, facilidades de acesso, locomoção.
Diferencial que é oferecido, marcação de consultas on line, recepção com wi-fi, games.
Postagens de textos e fotos sobre a importância da sáude bucal,  prevenção, escovação correta, uso de fio dental.
Informações sobre eventos, trabalhos sociais em que o dentista participa.
Novas especilizações que serão atendidas no consultório, dias de atendimento, canais de comunicação, telefones, emails.
Todas estas sugestões  fortalecem sua marca.  Formam sua imagem e aproximam os pacientes.
Os usuários das redes sociais sentem prazer em poder adicionar seu dentista ao grupo de amigos.
Você pode também postar fotos e informações de sua vida social, afinal você é uma pessoa comum e isto é até positivo junto aos seus pacientes, pois  cria um clima amigável, uma simpatia e naturalidade no relacionamento.
Mas o que deve ser evitado são as postagens que podem denegrir sua imagem,  aquelas que agridem o público, como ofensas, palavrões, fotos impróprias e preconceituosas.
Vale para a rede social a mesma regra básica da vida em sociedade, “ respeito, ética e etiqueta”.   Lembra do velho ditado popular que diz “ futebol,  política e religião não se discute” ? Faça valer estas regras em seu perfil ou fan page ( página do consultório).
Por mais que você tenha suas preferências políticas, respeite a preferência dos outros usuários. Mesmo que você seja torcedor fanático de um time campeão mundial, respeite o usuário que torce pelo time da quinta divisão do interior do Estado.
Ou seja, pequenos detalhes que fazem a diferença.  E evitam que você passe a ser visto como uma pessoa sem limites, antipático e sem ética.
Afinal a rede social é uma ferramenta de relacionamento, e estes para serem duradouros, devem ser saudáveis.
O dentista é uma pessoa pública,  formador e multiplicador de opinião, então deve ter muita atenção ao que posta na rede.
No twitter as regras também não são diferentes, postagens pequenas mas com conteúdos que levam informações positivas aos seguidores. Que tal escolher um tema de sua especialidade e postar diariamente dicas para os seguidores? Exemplo, se você é ortodontista, poste informações sobre a necessidade de uso e os beneficios dos aparelhos ortodônticos, tipos de aparelhos , novidades no mercado odontológico, enfim faça do seu perfil uma página que se destaca entre milhões de usuários.
Os sites e blogs também não podem ser esquecidos, pois formam um conjunto de ferramentas  do mundo virtual.
O site é institucional e contém informações do consultório, funcionamento, especialidades, como chegar (mapas), pode ter também um chat ou marcação de consultas on line.
O blog  possue a facilidade de ser atualizado diariamente,  as postagens podem ser mais longas e  permite que os seguidores comentem as publicações ou tirem dúvidas. Podem ser postados textos informativos, com algum conteúdo científico (sempre citando as fontes) e a interação passa a ser voltada especifcamente ao seu público, ou seja, àqueles que tem interesse em sua especialidade. Podem ser usadas  fotos para ilustrar os textos e chamar a atenção do leitor.
Além de maior abrangência as redes sociais, sites e blogs  podem gerar muita lucratividade, mas tudo depende das estratégias que serão utilizadas para divulgar suas páginas on line.  Existem inúmeras alternativas de destacar, compartilhar, conseguir novos seguidores e amigos na rede, o efeito positivo dependerá do conteúdo postado, esta é a diferença.



Marcia Nana
Gestão e Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br
Matéria Publicada
na Revista Dentistry ed 54-Março/ Abril 2013


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