terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As Redes Sociais e o Marketing



Não é novidade que as redes sociais cresceram de forma assustadora nos últimos anos. Institutos de pesquisas demonstram que o índice de acessos e o tempo que os usuários passam navegando nas redes tiveram aumento de mais de 25% em 2011.
Entre as redes sociais, o Facebook foi que mais se destacou, chegando a alcançar em 2011 o total de 800 milhões de usuários e de acordo com pesquisas do ICrossing este número deve alcançar a faixa de 1 bilhão ate agosto de 2012.
O Brasil encontra-se na 4ª posição de usuários de Facebook, com 22 milhões de pessoas conectadas, o que representa um crescimento de 298,5% em 2011, perdendo apenas para os EUA (157 milhões), Indonésia e Índia (com 47 milhões cada um).
Tal crescimento criou um novo perfil de mercado e possibilita as pessoas e as empresas uma maior visibilidade além da agilidade de informações e comunicação.
Ficar conectado a uma rede social durante o horário de trabalho era visto pelos gestores como um hábito errado que poderia prejudicar a realização das tarefas, hoje está se tornando uma profissão muito promissora, “ a de analista de redes sociais”, aquele profissional que possui como tarefa monitorar o conteúdo da internet, estreitar a relação dos clientes com a instituição, e ainda criar novas estratégias de marketing.
Este crescimento fantástico das redes sociais possibilta as empresas divulgarem seus produtos e serviços e manterem-se constante na mente dos consumidores.
Não podemos nos esquecer de alguns memes, que surgem no mundo virtual e que de repente viram hits, como foi o caso da “ Luiza “ que recentemente superlotou os faces, os twitters e disparou na rede.
Só no twitter foram mais de 18 mil citações sobre a Luiza, e a midia aproveitou esta oportunidade e ganharam mais audiência, além das  empresas que já contrataram a Luiza como sua garota propaganda.
Podemos sentir o poder das redes sociais que ultrapassa qualquer barreira que possa existir em comunciação.
E neste ponto, o marketing  excerce o seu papel, desenvolvendo as estratégias,  dando o feedback, alimentando as informações, e mensurando os resultados. Criação de fan pages, sorteios, promoções, são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na rede e que despertam a atenção do usuário levando o público certo a mensagem certa.
Não existem segmentos definidos, qualquer atividade pode utilizar as redes sociais , só é preciso ter cuidado para não exagerar na dose de divulgação. Porque o que chama a atenção e desperta interesse também não pode se tornar cansativo e massante.
Fatores interessantes no marketing nas redes sociais são o baixo investimento e o grande alcance das informações.
Afinal a visibilidade conquistada nas redes sociais pode contribuir e muito para a lucratividade de sua empresa, então mãos a obra construa seu perfil, sua fan page e crie sua estratégia, quem sabe você não acerta com um meme que pode ser mais explosivo do que o da Luiza?  E só para lembrar, que não está mais no Canadá!


Marcia Nana
Marketing & Gestão

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...