quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Satisfação no Consultório



Uma das aplicações do marketing no consultório é medir a satisfação dos pacientes com os serviços prestados. Esta ação funciona como um indicativo para avaliação da qualidade do consultório.
Dentro de um mercado altamente competitivo, nada mais justo do que o profissional de odontologia monitorar o que agrada ou não seu paciente e o que pode ser modificado, alterado ou melhorado.
É certo que todos os que procuram por atendimento em um consultório de odontologia esperam receber o melhor em termos de serviços e isto inclui a equipe de trabalho, o ambiente da recepção, a comunicação interna , os equipamentos e procedimentos realizados pelo dentista.
Medir a satisfação do seu público é uma ferramenta barata e fácil de ser aplicada, mas antes de tudo defina para você o que significa satisfação do cliente.
Você pode utilizar de suas próprias experiências quando entra em contato com uma empresa, o que você espera receber do atendimento e o que você realmente recebe?


É isso que seus pacientes observam em seu consultório.
O atendimento, a recepção que recebe das atendentes, a pontualidade, a limpeza dos ambientes, a decoração do consultório, iluminação, os aromas, a localização  e a facilidade de acesso.
Enfim tudo é percebido e passam a ser valores que serão agregados ao preço das consultas.
É certo que seu conhecimento e especializações são fundamentais na fidelização dos pacientes, mas lembre-se que a maioria dos dentistas também possuem as mesmas qualificações.
Então investir em conforto, capacitação das equipes, melhorias dos ambientes e tecnologia são os diferenciais que vão garantir a satisfação de seu público e serão  ferramentas que vão surpreender o cliente.
Mantenha-se sempre informado do grau de satisfação do paciente. Utilize as pesquisas e conheças as opiniões.
Afinal trabalhar com foco no paciente significa encantá-lo desde o primeiro contato, surpreendê-lo a cada consulta.
Utilize as regras básicas de cordialidade, simpatia, ética e respeito para completar suas atitudes perante o paciente.
Fidelização é resultado de um trabalho contínuo no fortalecimento do relacionamento. E nisto estão inlcuídas todas as ferramentas que demonstre ao seu paciente o quão especial ele é para você.
Não economize esforços para superar as expectativas das pessoas que chegam ao seu consultório. Crie laços de comprometimento com sua equipe para que haja harmonia nas ações de todos e  coloque em prática o conselho do papa do marketing Philip Kolter “Se você criar um caso de amor com seus Clientes, eles mesmos farão sua Publicidade”.

Marcia Nana
Gestão & Marketing
Ideia_consultoria@yaho.com.br
www.ideiaconsultoria.blogspot.com
( Matéria Publicada no Jornal da ABO -RJ
Ed. Fevereiro/2014)












Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...