domingo, 5 de março de 2017
Qual a divulgação mais apropriada para o Consultório?
Em meio a diversas opções de mídia, o dentista
fica confuso no momento de decidir em qual veículo publicitário irá divulgar
seu consultório.
Para facilitar um pouco a já agitada vida do
dentista, seguem algumas dicas:
Em primeiro deve-se ter em mente que as ações
de divulgação precisam estar em sintonia com o Código de Ética Odontológica, ou
seja, seguir a risca todos os artigos do capítulo XVI do CEO.
Vejo que em muitos casos o dentista reclama que
não pode fazer propaganda pelos excessos
de regulamentos do código. Mas na verdade toda a classe odontológica pode sim
utilizar os meios de propaganda e publicidade, só tendo o cuidado para não
ferir o código e encontrar problemas que irão funcionar como uma publicidade
reversa, causar uma má imagem do profissional ou da clínica.
No marketing a Publicidade e Propaganda é
regida pela Promoção ( Mix de Marketing), que
estabelece as seguintes formas de
divulgar o serviço:
·
Promoção
·
Propaganda
A
promoção envolve o público alvo, a propaganda, o marketing direto, as relações
públicas, o endomarketing e todas as
ações que levam aos público informações sobre o consultório e os serviços
oferecidos.
Qual o público que será atendido? Faixa
etária, poder aquisitivo, usos e costumes, hábitos?
Esta definição é muito importante, pois se
você irá segmentar seu público e atender a uma determinada especialização, as
ações do consultório assim como suas instalações devem ser de acordo com o
perfil dos pacientes.
Um odontopediatra, por exemplo, precisa
equipar seu consultório com brinquedos, revistas e livros infantis, bonecos que
permitam as crianças usarem como modelos para realizar a escovação. Já um
ortodontista que possui como público o adolescente, deve criar um ambiente
focado nos costumes deste público, games, computadores, e revistas desta faixa
etária.
Se o público é misto, crie espaços para cada um,
e personalize com atrativos especiais.
Nesta etapa da promoção você consegue
transmitir a razão de ser do consultório, os objetivos, os diferenciais.
Propaganda
A
propaganda também faz parte da promoção, e pode utilizar ferramentas como
anúncios impressos, comerciais rádio e tv, folders e etc.
Para
que esta ferramenta apresente resultados é imprescindível selecionar as mídias
as quais seu público terá acesso, ou seja, se seu público é terceira idade, e
você decide investir em spots de rádio, você deve selecionar qual a rádio que
possui programação específica para a terceira idade.
Investimentos
menores feitos na mídia utilizada pelo seu paciente serão muito mais rentáveis
do que campanhas de alto porte em canais onde seu paciente não terá acesso.
Antes de escolher quais os canais que serão utilizados defina:
·
O
orçamento disponível
·
O
objetivo a ser alcançado
·
O
público alvo
·
O
período de divulgação
Alguns exemplos de
mídia:
Mídias eletrônicas: Tv, rádio,etc
Web: sites, redes sociais, blogs, email marketing, etc.
Mídias impressas:
jornais, revistas, mala direta, etc.
Digital:
mobile marketing, SMS, MMS, QR Code, etc.
Diferenciados: outdoor, busdoor, bikedoor, etc.
Lembrando que o papel da mídia é levar o futuro paciente a
entrar em contato com o consultório. Mas para fechar o plano de tratamento você
deve ter uma equipe preparada e treinada para atender ao telefone e marcar a
consulta, atender o paciente pessoalmente e encantá-lo e atender o paciente na
cadeira e surpreendê-lo.
Todas as mídias bem trabalhadas apresentam resultados para o
consultório. Por isso aconselho a usar um relatório de Retorno de Mídia, para controlar quem ligou, e em qual meio de
divulgação viu o anúncio, se fechou o tratamento, e qual o valor fechado e etc.
Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br
www.marciananamarketing.com.br
“ O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” Henry Ford
Um novo ano com velhos problemas. Crise, dívidas,
turbulências, escândalos. Todo o panorama do mercado brasileiro influência
diretamente nos resultados das clínicas e consultórios.
Enfim, muitos dentistas podem afirmar que não tem
jeito.
Mas existe aquela parcela que acredita que sempre
existe uma saída. Mesmo que não seja uma solução, mas uma maneira de amenizar a
crise.
Você pode pensar “são os sonhadores!”, mas não, são
a parcela da população que sabe que precisa se
superar e se reinventar a cada dia em que a crise afeta os negócios.
Devemos focar o trabalho em 2017 na oportunidade.
Que às vezes por atitudes extremamente negativas não conseguimos enxergar
quantas e novas oportunidades estão ao nosso redor.
Vamos começar a olhar para o mercado como um todo,
prestar atenção no movimento das pessoas. Afinal, seu paciente atual e futuro
fazem parte desta multidão, e é uma pessoa comum, que possui necessidades e
desejos e que em muitas das vezes você nem percebe.
Porque simplesmente está tão preocupado com suas
dívidas, que não olha pára aquele que consome seus serviços e que é a base de
existência do consultório, o paciente.
Uma das funções do marketing é atender as
necessidades e desejos dos clientes.
Focar no paciente, atender bem,manter o
contato,criar um ambiente que seja agradável.
Mas será que temos feito isto?
Ou, estamos na fase de maturação e acreditamos que
não precisamos mais observar estes
detalhes? Pois temos um
consultório estabilizado e com número suficiente de pacientes?
Cuidado com a fase de acomodação.
Muitas das vezes
começamos a declinar nos negócios, pois achamos que já atingimos todas as metas.
Lembram do Ciclo de Marketing: “O declínio é
conhecido como a fase onde os lucros são reduzidos, os pacientes diminuem, não
são conquistados novos clientes e o consultório/ clínica começam a atuar no
vermelho, até o ponto de terem que fechar as portas, caso não tomem uma atitude
mais ativa, um novo reposicionamento no mercado, novas especialidades, captação
de novos pacientes, reconquista de pacientes inativos. “
Manter o
consultório com um fluxo satisfatório de clientes é a primeira estratégia a ser
colocada em prática neste novo ciclo comercial,
A etapa seguinte é desenvolver a fidelização através da superação das
expectativas dos pacientes. Não se esquecendo de trabalhar os pacientes
inativos onde pelo menos 20% é reconquistada.
Vamos lembrar-nos de estreitar o relacionamento com
a equipe de trabalho, a motivação leva ao comprometimento, o que fortalecerá suas estratégias.
E para completar, foco, determinação e muito
trabalho.
Bom Ano
Marcia Nana
Gestão
& Marketing
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