Em meio a diversas opções de mídia, o dentista
fica confuso no momento de decidir em qual veículo publicitário irá divulgar
seu consultório.
Para facilitar um pouco a já agitada vida do
dentista, seguem algumas dicas:
Em primeiro deve-se ter em mente que as ações
de divulgação precisam estar em sintonia com o Código de Ética Odontológica, ou
seja, seguir a risca todos os artigos do capítulo XVI do CEO.
Vejo que em muitos casos o dentista reclama que
não pode fazer propaganda pelos excessos
de regulamentos do código. Mas na verdade toda a classe odontológica pode sim
utilizar os meios de propaganda e publicidade, só tendo o cuidado para não
ferir o código e encontrar problemas que irão funcionar como uma publicidade
reversa, causar uma má imagem do profissional ou da clínica.
No marketing a Publicidade e Propaganda é
regida pela Promoção ( Mix de Marketing), que
estabelece as seguintes formas de
divulgar o serviço:
·
Promoção
·
Propaganda
A
promoção envolve o público alvo, a propaganda, o marketing direto, as relações
públicas, o endomarketing e todas as
ações que levam aos público informações sobre o consultório e os serviços
oferecidos.
Qual o público que será atendido? Faixa
etária, poder aquisitivo, usos e costumes, hábitos?
Esta definição é muito importante, pois se
você irá segmentar seu público e atender a uma determinada especialização, as
ações do consultório assim como suas instalações devem ser de acordo com o
perfil dos pacientes.
Um odontopediatra, por exemplo, precisa
equipar seu consultório com brinquedos, revistas e livros infantis, bonecos que
permitam as crianças usarem como modelos para realizar a escovação. Já um
ortodontista que possui como público o adolescente, deve criar um ambiente
focado nos costumes deste público, games, computadores, e revistas desta faixa
etária.
Se o público é misto, crie espaços para cada um,
e personalize com atrativos especiais.
Nesta etapa da promoção você consegue
transmitir a razão de ser do consultório, os objetivos, os diferenciais.
Propaganda
A
propaganda também faz parte da promoção, e pode utilizar ferramentas como
anúncios impressos, comerciais rádio e tv, folders e etc.
Para
que esta ferramenta apresente resultados é imprescindível selecionar as mídias
as quais seu público terá acesso, ou seja, se seu público é terceira idade, e
você decide investir em spots de rádio, você deve selecionar qual a rádio que
possui programação específica para a terceira idade.
Investimentos
menores feitos na mídia utilizada pelo seu paciente serão muito mais rentáveis
do que campanhas de alto porte em canais onde seu paciente não terá acesso.
Antes de escolher quais os canais que serão utilizados defina:
·
O
orçamento disponível
·
O
objetivo a ser alcançado
·
O
público alvo
·
O
período de divulgação
Alguns exemplos de
mídia:
Mídias eletrônicas: Tv, rádio,etc
Web: sites, redes sociais, blogs, email marketing, etc.
Mídias impressas:
jornais, revistas, mala direta, etc.
Digital:
mobile marketing, SMS, MMS, QR Code, etc.
Diferenciados: outdoor, busdoor, bikedoor, etc.
Lembrando que o papel da mídia é levar o futuro paciente a
entrar em contato com o consultório. Mas para fechar o plano de tratamento você
deve ter uma equipe preparada e treinada para atender ao telefone e marcar a
consulta, atender o paciente pessoalmente e encantá-lo e atender o paciente na
cadeira e surpreendê-lo.
Todas as mídias bem trabalhadas apresentam resultados para o
consultório. Por isso aconselho a usar um relatório de Retorno de Mídia, para controlar quem ligou, e em qual meio de
divulgação viu o anúncio, se fechou o tratamento, e qual o valor fechado e etc.
Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br
www.marciananamarketing.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário