Um novo ano com velhos problemas. Crise, dívidas,
turbulências, escândalos. Todo o panorama do mercado brasileiro influência
diretamente nos resultados das clínicas e consultórios.
Enfim, muitos dentistas podem afirmar que não tem
jeito.
Mas existe aquela parcela que acredita que sempre
existe uma saída. Mesmo que não seja uma solução, mas uma maneira de amenizar a
crise.
Você pode pensar “são os sonhadores!”, mas não, são
a parcela da população que sabe que precisa se
superar e se reinventar a cada dia em que a crise afeta os negócios.
Devemos focar o trabalho em 2017 na oportunidade.
Que às vezes por atitudes extremamente negativas não conseguimos enxergar
quantas e novas oportunidades estão ao nosso redor.
Vamos começar a olhar para o mercado como um todo,
prestar atenção no movimento das pessoas. Afinal, seu paciente atual e futuro
fazem parte desta multidão, e é uma pessoa comum, que possui necessidades e
desejos e que em muitas das vezes você nem percebe.
Porque simplesmente está tão preocupado com suas
dívidas, que não olha pára aquele que consome seus serviços e que é a base de
existência do consultório, o paciente.
Uma das funções do marketing é atender as
necessidades e desejos dos clientes.
Focar no paciente, atender bem,manter o
contato,criar um ambiente que seja agradável.
Mas será que temos feito isto?
Ou, estamos na fase de maturação e acreditamos que
não precisamos mais observar estes
detalhes? Pois temos um
consultório estabilizado e com número suficiente de pacientes?
Cuidado com a fase de acomodação.
Muitas das vezes
começamos a declinar nos negócios, pois achamos que já atingimos todas as metas.
Lembram do Ciclo de Marketing: “O declínio é
conhecido como a fase onde os lucros são reduzidos, os pacientes diminuem, não
são conquistados novos clientes e o consultório/ clínica começam a atuar no
vermelho, até o ponto de terem que fechar as portas, caso não tomem uma atitude
mais ativa, um novo reposicionamento no mercado, novas especialidades, captação
de novos pacientes, reconquista de pacientes inativos. “
Manter o
consultório com um fluxo satisfatório de clientes é a primeira estratégia a ser
colocada em prática neste novo ciclo comercial,
A etapa seguinte é desenvolver a fidelização através da superação das
expectativas dos pacientes. Não se esquecendo de trabalhar os pacientes
inativos onde pelo menos 20% é reconquistada.
Vamos lembrar-nos de estreitar o relacionamento com
a equipe de trabalho, a motivação leva ao comprometimento, o que fortalecerá suas estratégias.
E para completar, foco, determinação e muito
trabalho.
Bom Ano
Marcia Nana
Gestão
& Marketing
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