domingo, 5 de março de 2017

“ O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” Henry Ford



Um novo ano com velhos problemas. Crise, dívidas, turbulências, escândalos. Todo o panorama do mercado brasileiro influência diretamente nos resultados das clínicas e consultórios.
Enfim, muitos dentistas podem afirmar que não tem jeito.
Mas existe aquela parcela que acredita que sempre existe uma saída. Mesmo que não seja uma solução, mas uma maneira de amenizar a crise.
Você pode pensar “são os sonhadores!”, mas não, são a parcela da população que sabe que precisa se  superar e se reinventar a cada dia em que a crise afeta  os negócios.
Devemos focar o trabalho em 2017 na oportunidade. Que às vezes por atitudes extremamente negativas não conseguimos enxergar quantas e novas oportunidades estão ao nosso redor.
Vamos começar a olhar para o mercado como um todo, prestar atenção no movimento das pessoas. Afinal, seu paciente atual e futuro fazem parte desta multidão, e é uma pessoa comum, que possui necessidades e desejos e que em muitas das vezes você nem percebe.
Porque simplesmente está tão preocupado com suas dívidas, que não olha pára aquele que consome seus serviços e que é a base de existência do consultório, o paciente.
Uma das funções do marketing é atender as necessidades e desejos dos clientes.
Focar no paciente, atender bem,manter o contato,criar um ambiente que seja agradável.
Mas será que temos feito isto?
Ou, estamos na fase de maturação e acreditamos que não precisamos mais observar estes  detalhes?  Pois temos um consultório estabilizado e com número suficiente de pacientes?
Cuidado com a fase de acomodação.
Muitas das vezes começamos a declinar nos negócios, pois achamos que já atingimos todas as metas.
Lembram do Ciclo de Marketing: “O declínio é conhecido como a fase onde os lucros são reduzidos, os pacientes diminuem, não são conquistados novos clientes e o consultório/ clínica começam a atuar no vermelho, até o ponto de terem que fechar as portas, caso não tomem uma atitude mais ativa, um novo reposicionamento no mercado, novas especialidades, captação de novos pacientes, reconquista de pacientes inativos. “
Manter  o consultório com um fluxo satisfatório de clientes é a primeira estratégia a ser colocada em prática neste novo ciclo comercial,  A etapa seguinte é desenvolver a fidelização através da superação das expectativas dos pacientes. Não se esquecendo de trabalhar os pacientes inativos onde pelo menos 20% é reconquistada.
Vamos lembrar-nos de estreitar o relacionamento com a equipe de trabalho, a motivação leva ao comprometimento, o  que fortalecerá suas estratégias.
E para completar, foco, determinação e muito trabalho.
Bom Ano
Marcia Nana
Gestão & Marketing


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