quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Avaliando o retorno do Marketing


A maioria dos clientes avalia o retorno do marketing pelo aumento das vendas e dos clientes.
O marketing em suas mais diversificadas ações e segmentos não pode ser aferido de forma tão singular. É necessário um número maior de critérios que influenciam diretamente na avaliação do retorno do marketing.
Deixando de lado o ROI, que é uma ferramenta que auxilia no cálculo do retorno das ações de marketing, vamos analisar seu segmento (produtos/serviços), as oportunidades e ameaças que se apresentam junto ao mercado atual, as projeções futuras, o histórico e a imagem que sua empresa tem no mercado, ou seja, como o consumidor vê sua marca: 
Indiferente
Marca socialmente responsável
Empresa cidadã
A sua imagem no mercado é formada pelas ações atitudes e projetos, assim como o relacionamento empresa- clientes-fornecedores, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ou comercializados.
Temos, portanto que não é apenas uma ação de marketing que muda a imagem da sua empresa, mas sim o conjunto de ações que são realizadas durante um determinado período de tempo.
Diante disto é necessário que haja um entendimento que o marketing tem o papel de criar bases sólidas para o posicionamento ou reposicionamento de sua empresa, o que significa dizer que, antes de investir em divulgações e promoções deve-se arrumar a casa, organizar a empresa de forma que o funcionamento da mesma esteja em sintonia com a visão e missão ao qual é proposto. 
Não podemos apostar nas ações milagrosas, pois as mesmas não existem, então, antes de avaliar o retorno sobre os investimentos de marketing, avaliem se a empresa está apta a receber o possível retorno de determinadas ações.
Tomamos como exemplo muitas campanhas de divulgação que são elaboradas e não surtem resultados, será que foram ações mal elaboradas ou é a empresa que não esta corretamente estruturada, ou seja, divulgam aquilo que não estão aptos a oferecer. 
Pensem nisto. O marketing parte do princípio de planejar em cima das oportunidades que são oferecidas pelo mercado, sabendo que as ameaças caminham lado a lado e que é possível sim obter retorno das ações desde que haja coerência com o que é oferecido ao consumidor.

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...