Interessante é a forma como certas coisas despertam a atenção das
pessoas. Muitas das vezes acontecimentos comuns do cotidiano de repente
tornam-se foco de olhares e muitas atenções. Talvez seja a forma como é apresentado, ou então a maneira como passa a ser visto pelo
consumidor.
Isso leva ao fascínio, seja pela
beleza, inteligência, ousadia ou pelos
benefícios que gera em cada um em
particular.
Mas o que fascina ?
O marketing em uma de suas áreas de estudo analisa o
comportamento do consumidor, seja do ponto psicológico ou mercadológico, faz
uma pesquisa do que realmente encanta ao público.
E isto não é diferente nos vários
segmentos do mercado.
Um exemplo são os Congressos de Odontologia.
Que possui o poder de atrair multidões, seja pelas suas atividades científicas,
pelas inovações tecnológicas, ou apenas pelo simples fato de encontrar velhos
amigos de faculdade.
A
tecnologia desponta na frente com todos as suas inovações, cadeiras,
mochos, equipamentos, lasers, enfim tudo que era praticamente igual, sem cor, “frio”,
passou a ter novos designs, formatos, cores diferenciadas, que encantam o público
em geral, dentistas e pacientes, e dão a odontologia um ar alegre, jovial, e porque não descontraído ?
Os próprios stands em si são diferenciados e criam formas harmônicas que
permitem aos presentes transitar durante um ou vários dias sem se cansar, e
sempre buscando o que existe de novo,
moderno, ultra moderno e diferente que permita mudar a rotina diária do
consultório e aumentar a produtividade.
Nada mais motivador para o
público presente em um Congresso de Odontologia, do que participar de cursos, palestras
e conferências sobre os temas convencionais que avançaram de forma
extraordinária e contribuem com algo a
mais para os seus trabalhos.
Aliás, parabenizo a classe odontológica pelo empenho das
organizações e realizações, e também por
ter tomado conhecimento recente de que a pesquisa odontológica brasileira é
tida como uma das mais respeitadas no meio científico internacional.
Todo este conjunto de
conhecimentos, inovações e ousadias dão
aos Congressos Odontológicos esta sensação de “ querer sempre mais”, com os olhares girando em todas
as direções para não perderem nem um segundo, nenhuma novidade e nenhuma
informação.
E o marketing cumpre seu papel, criando
estratégias, estudando os comportamentos e ampliando relacionamentos.
É o giro das marcas, concorrentes
ou não, que se dispõem lado a lado pelo mesmo corredor, demonstrando ao público que a
capacidade humana de criar e recriar é realmente fabulosa .
E faz do mercado odontológico um mundo fascinante
que se reúne em um Congresso em poucos dias, gerando resultados, criando
oportunidades e despertanto desejos de consumo imensuráveis, seja pelos bens
materiais ou pelo conhecimento que serão utilizados em cada consultório
beneficiando o consumidor final, que é o paciente.
Marcia Nana
Marketing & Gestão
Nenhum comentário:
Postar um comentário