sábado, 28 de abril de 2018

A importância do saber ouvir seu público




Temos percebido que muitos consultórios estão captando uma fatia maior de pacientes, enquanto outros estão tendo seu público reduzido. Esta situação com certeza causa um certo desconforto, não para quem está ganhando, mas sim, para aqueles que estão perdendo.

Mas porque seu paciente sumiu?

Muitas ações têm sido feitas para captar e fidelizar pessoas. Anúncios em mídias, divulgação em rede social e até mesmo um telemarketing ativo que liga para agendar a consulta, principalmente dos pacientes inativos. 

Mas mesmo diante destas atitudes vemos que poucos são os dentistas que conseguem ter em sua carteira de clientes um número satisfatório de pacientes ativos.

Analisando a situação com o olhar do marketing temos o mercado atual com:

·         Uma grande oferta de profissionais
·         Grande parte dos dentistas altamente capacitados
·         Consultórios estruturados com equipamentos de última geração
·         Ampla oferta de especialidades que atendem a atual demanda
·         Fácil localização, ambiente confortável, equipe comprometida
·         Atendimento de qualidade

Então o que falta? 

Falta o “algo mais” do relacionamento com o cliente, que é o saber ouvir seu paciente.

Isso mesmo. 

A maioria das vezes o dentista e a equipe trabalham no automático, atendem a todos como fosse uma máquina, com foco, atenção, qualidade, mas não param por um minuto para prestar atenção no paciente e entender o que ele deseja.

E ouvir o paciente não é uma obrigação, é uma arte.

Lidamos com pessoas, e todas são diferentes. Umas falam mais, outras são tímidas, algumas tem medo do dentista, outras tem desejos ocultos (que nem ele mesmo sabe) quer colocar um implante, mas tem vergonha de perguntar o preço, deseja fazer um clareamento, mas ninguém oferece.
Então estamos na era do saber parar, olhar nos olhos do paciente, conversar por alguns minutos e deixar ele falar. E só depois dar seu diagnóstico, com suas opiniões, indicações e benefícios.

Você, dentista, não pode ser uma máquina que não deixa o paciente falar, expor o que sente, seus desejos e necessidades. 

Porque quando a pessoa consegue expor o que sente (medos, ansiedade, desejos, necessidades) ela cria confiança no profissional e o relacionamento segue um fluxo produtivo.

Vamos lembrar que estamos na era dos relacionamentos e que seu paciente espera que você supere as necessidades e desejos, mas você só vai descobrir o que o paciente deseja, quando você parra para escutar e prestar atenção.

É esta falta de atenção que tem incomodado o público, e feito com que ele migre de um consultório para outro, buscando este algo mais, que é o dentista que saiba parar e ouvir.

Pense nisso!

Marcia Nana
Gestão e Marketing















                                

Um comentário:

Murilo Prado disse...

Nós ressaltamos muito isso na nossa empresa de consultoria marketing digital

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...