sábado, 17 de novembro de 2012

Enfim a criatividade...




Pelo dia da criatividade resolvi escrever este post, pois é um assunto que muito me motiva.

Quando pensamos em criatividade nossa mente nos remete aos trabalhos realizados pelos nossos adoráveis designers, mas a criatividade  não se resume a criação publicitária, ela é muito mais abrangente e deve estar presente em todos os segmentos do mercado.

A criatividade deve fazer parte da rotina dos trabalhos e significa uma ótima ferramenta que auxillia os gestores na construção das táticas das empresas.

Mas quantos administradores permitem que seus funcionários expressem suas ideias criativas no ambiente de trabalho ? Quantos se preocupam em ouvir sua equipe e aceitar suas sugestões ?

Infelizmente a maioria das empresas são constituídas de regras tão rígidas e só querem saber se as metas foram alcançadas dentro dos prazos estipulados.

Realizam reuniões completamente burocráticas que não permitem a participação da equipe, perdendo assim uma excelente oportunidade de captar ideias criativas que podem solucionar grande parte dos problemas das empresas, inclusive o financeiro.

Sou adepta do brainstorming ( tempestade de ideias), reunião de um grupo de pessoas que se utilizam das diferenças em seus pensamentos e ideias para chegarem a um denominador comum, eficaz e com qualidade. Tal atividade resulta em geração de ideias inovadoras, que são aplicadas no desenvolvimento de novos produtos, nas campanhas  publicitárias, na gestão dos processos e projetos e na solução dos problemas, proporcionando alternativas que implicam na melhoria das empresas.

O interessante no brainstorming é que nenhuma ideia é descartada e  nem pré-julgada, todos os participantes são livres para expor seus pensamentos, sem críticas e sem imposições.

Afinal a criação é resultante de um processo coletivo, e mesmo dentro dos maiores delírios podemos extrair boas ideias.

É certo que esta tempestade de ideias gera inúmeras sugestões que devem servir como base para a construção e reconstrução até o aperfeiçoamento final da criação.

Estimulem seus funcionários a serem criativos, considerem suas ideias, a criatividade não é um dom pessoal, ela pode surgir de qualquer pessoa a qualquer momento,  de um insight que deve ser valorizado.

"Criatividade é inteligência, divertindo-se"
Albert Einstein








3 comentários:

Anônimo disse...

shoe lifts do appear to be mirroring Apple's achievement although, sales have rocketed along with a fast glance at Goggle's search results show that there is a rigorous and competitive aura surrounding the soon to be infamous height increase product, Steve Jobs would be impressed there is no doubt
shoe lifts

Anônimo disse...

For leg length discrepancy shoe or shoe lifts may be an excellent answer when used correctly and prescribed by a competent professional in the field

http://www.garbolino.fr/forum_garbolino/profile.php?id=496619

Anônimo disse...

Lately shoe lifts insoles have grown to be really well-liked within the western globe and as physical look becomes more and much more important, shoe lifts insoles are becoming a booming business

http://chambombo.com/?q=node/671/

Uma estratégia de atração de clientes

Entre tantas alternativas para captar clientes temos o marketing de conteúdo, que pode ser considerado a mais moderna e menos custosa ...