Uma das aplicações do marketing
no consultório é medir a satisfação dos pacientes com os serviços prestados.
Esta ação funciona como um indicativo para avaliação da qualidade do
consultório.
Dentro de um mercado altamente
competitivo, nada mais justo do que o profissional de odontologia monitorar o
que agrada ou não seu paciente e o que pode ser modificado, alterado ou
melhorado.
É certo que todos os que procuram
por atendimento em um consultório de odontologia esperam receber o melhor em
termos de serviços e isto inclui a equipe de trabalho, o ambiente da recepção,
a comunicação interna , os equipamentos e procedimentos realizados pelo
dentista.
Medir a satisfação do seu público
é uma ferramenta barata e fácil de ser aplicada, mas antes de tudo defina para
você o que significa satisfação do cliente.
Você pode utilizar de suas
próprias experiências quando entra em contato com uma empresa, o que você
espera receber do atendimento e o que você realmente recebe?
É isso que seus pacientes
observam em seu consultório.
O atendimento, a recepção que
recebe das atendentes, a pontualidade, a limpeza dos ambientes, a decoração do
consultório, iluminação, os aromas, a localização e a facilidade de acesso.
Enfim tudo é percebido e passam a
ser valores que serão agregados ao preço das consultas.
É certo que seu conhecimento e
especializações são fundamentais na fidelização dos pacientes, mas lembre-se
que a maioria dos dentistas também possuem as mesmas qualificações.
Então investir em conforto,
capacitação das equipes, melhorias dos ambientes e tecnologia são os diferenciais
que vão garantir a satisfação de seu público e serão ferramentas que vão surpreender o cliente.
Mantenha-se sempre informado do
grau de satisfação do paciente. Utilize as pesquisas e conheças as opiniões.
Afinal trabalhar com foco no
paciente significa encantá-lo desde o primeiro contato, surpreendê-lo a cada
consulta.
Utilize as regras básicas de
cordialidade, simpatia, ética e respeito para completar suas atitudes perante o
paciente.
Fidelização é resultado de um
trabalho contínuo no fortalecimento do relacionamento. E nisto estão inlcuídas
todas as ferramentas que demonstre ao seu paciente o quão especial ele é para
você.
Não economize esforços para
superar as expectativas das pessoas que chegam ao seu consultório. Crie laços
de comprometimento com sua equipe para que haja harmonia nas ações de todos
e coloque em prática o conselho do papa
do marketing Philip Kolter “Se você criar um caso de amor com seus Clientes, eles
mesmos farão sua Publicidade”.
Marcia Nana
Gestão & Marketing
Ideia_consultoria@yaho.com.br
www.ideiaconsultoria.blogspot.com
( Matéria Publicada no Jornal da ABO -RJ
Ed. Fevereiro/2014)
Ed. Fevereiro/2014)
2 comentários:
Marcia, complementando seu excelente texto, recomendo o uso do Avalio se o dentista quiser medir a satisfação dos seus pacientes de forma online. O site é o www.avalio.com.br
Marcia, complementando seu excelente texto, recomendo o uso do Avalio se o dentista quiser medir a satisfação dos seus pacientes de forma online. O site é o www.avalio.com.br
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