domingo, 8 de abril de 2007

Desmistificando o Marketing

Há um bom e longo tempo o Marketing faz parte de nosso dia a dia. E até hoje ainda existem pessoas que confundem marketing com propaganda.
Muitos acreditam ser o Marketing somente a divulgação e em muitos casos, nada ética e responsável. Quem nunca ouviu a seguinte frase?
"Isso é só marketing".
Mas afinal, o que é Marketing?
Marketing é o estudo do mercado.
É o estudo detalhado de tudo que envolve o mercado, ponto, localização, posicionamento, público alvo, preço, pontos fortes e fracos, possibilidades de sucesso e muito mais.
Além, é claro da divulgação. Mas uma divulgação séria, feita conforme a necessidade do cliente para atingir o publico alvo.
Esse planejamento de Marketing é um trabalho que analisa tudo que envolve o ambiente interno e externo da empresa.
Não é nenhuma receita de bolo. São possibilidades de acertos, ou seja, probabilidade de sucesso.
Até porque você implanta uma empresa de um determinado segmento em um local onde existam consumidores para seu produto.
E o seu produto? Ele é necessário para o mercado? Qual a fatia de mercado que você pode atingir?
Ou o que pode ser feito para aumentar esta fatia? Essas ações são analisadas antes de serem colocadas em práticas e avaliadas constantemente para verificar seus resultados.
Então vamos desmistificar o Marketing. Entendendo que é um estudo sério, um planejamento que visa resultados e lucros para a sua empresa.
As etapas de um plano de marketing são:

I. Sumário Executivo
II. Situação Atual de Marketing
III. Analise das Oportunidades
IV. Objetivos
V. Estratégia de Marketing
VI. Programação de Ação
VII. Demonstração de Resultado Projetado
VIII. Controle de Marketing


Sumário Executivo – Breve resumo do plano proposto, com as principais metas e o motivo de uma breve avaliação, onde serão analisados e avaliados os itens a serem seguidos e a forma mais viável de serem alcançadas as metas conforme a necessidade de cada cliente.
O sumario deve ser claro e conter todos os dados referentes a situação atual da empresa e produtos e todos os pontos que serão a base do trabalho para o objetivo esperado.
Situação Atual de Marketing - Determinação do mercado alvo, posicionamento, canais de distribuição, características geográficas, demográficas e psicográficas. Estudo dos segmentos atendidos pela concorrência e sua eficiência junto aos públicos.

Análise das Oportunidades - Análise detalhada das Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas. É a chamada Análise Swot, São estudados minuciosamente cada detalhe para que seja efetivada a mais eficiente estratégia conforme cada ponto.
Objetivos - Como plano permanente os objetivos significam a razão de ser da empresa, e para qual caminho devem ser convergidos todos os esforços. E as metas dentro dos objetivos são os alvos específicos a serem alcançados. Em marketing, objetivo é algo que se deseja alcançar em um determinado período e que configure a realização de uma oportunidade. Pode ser referente ao aumento do percentual de vendas, lucro, percentual de aprovação de um candidato, percentual de participação no mercado ou ainda percentual de pessoas que conhecem determinada marca ou produto.
Qualquer que seja o objetivo, eles precisam ser monitorados, mensurados e identificados com feedbacks constantes para uma avaliação geral de todo o processo.
Estratégia de Marketing - Parte fundamental de todo o processo. Nesta etapa será definida a segmentação do mercado, publico alvo adequado e o posicionamento do serviço.
Definição da estratégia fundamental do plano de marketing. Levantamento de informações através de pesquisas, registros, mercado, publicações, estudos matemáticos e gráficos.
Tudo com a finalidade de obter o melhor e mais rentável posicionamento da empresa junto ao mercado e ao publico.
Identificação dos desejos e necessidades do consumidor. Tamanho do mercado, sazonalidade, segmentação, concorrência, características de produtos e serviços, ponto, promoção (propaganda), preço, e as projeções de mercado.

Programas de Ação – Tomada de decisões, implementação e controle das ações.
O que deve ser feito, onde, como e por quem. Qual o custo e o retorno esperado?
Deve ser feita uma avaliação constante dos resultados.
Verificando se as ações implantadas estão dando o retorno esperado. Antecipando resultados, alterando qualquer ação conforme a necessidade de nova estratégia.


Demonstração de Resultado Projetado - Refere-se a parte financeira, a projeção de receita, custo total e lucro resultante.

Controle de Marketing - Monitoração do desenvolvimento do plano, acompanhamento feito periodicamente, analisando o andamento do projeto, os fatos positivos e negativos e fazendo os ajustes necessários.

Este é apenas um resumo de um Plano de Marketing, mas podemos concluir que o Marketing é um estudo minucioso do mercado. É um conjunto de ações que visam o bom relacionamento da empresa com o seu público.
O Marketing em todas as suas segmentações busca a satisfação total dos desejos do consumidor.
E segundo Peter Drucker (1954) "Marketing é função única da empresa moderna, e que tem por objetivo conquistar e preservar clientes".
E para conquistar e manter o cliente precisamos entender o mercado que atuamos, conhecer suas oportunidades e riscos, além de identificar o consumidor em potencial e suas necessidades, tudo de forma planejada e organizada. Utilizando estratégias especificas para cada empresa, criando assim condições de crescimento, desenvolvimento e estabilidade no mercado.

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