domingo, 8 de abril de 2007

Você seria seu cliente?

Seja sincero ao responder esta pergunta "você seria seu cliente?".
Você acredita que sua empresa tenha uma linha de frente cordial, eficiente e qualificada?
Alguma vez você já se preocupou em avaliar o grau de satisfação do s clientes que freqüentam a sua empresa?
Será que eles voltam? Indicam para os amigos?
O ambiente interno gera satisfação para o cliente que entra na sua loja?
Todos esse s fatores precisam ser analisados e avaliados.
Coloque-se no lugar do cliente que procura a sua empresa. Seja para a compra de um produto ou serviço. Desde o primeiro contato do cliente com sua empresa ele precisa sentir-se confortável, ter a sensação que esta sendo atendido por pessoas qualificadas e que suas dúvidas, incertezas e necessidades serão supridas desde o primeiro momento.
Vários são os tipos de clientes que fazem contato com sua empresa todo dia e sua equipe de trabalho precisa estar ciente de que cada cliente tem um jeito, mas que todos precisam obter bons e positivos resultados, sejam dos serviços ou produtos.
Reúna sua linha de frente de atendimento, peça sugestões, ninguém melhor do que eles podem dar um feedback do que os clientes buscam no dia a dia, opinar sobre algumas mudanças no atendimento, diferenciações ou desejos que os clientes costuma sempre falar.
Anote todas as sugestões, faça uma análise dos seus resultados atuais e coloque em prática as novas idéias.
Sugiro que seja uma de cada vez para ir avaliando as mudanças nos resultados e o comportamento dos clientes.
Incentive sua linha de frente com premiações pelo melhor atendimento, motive seus funcionários a ter orgulho e comprometimento com o trabalho realizado.
Coloque em prática o Marketing de Relacionamento, crie um cadastro dos seus clientes com todas as informações que conseguir obter e faça contatos regulares com eles.
Promoções, lançamentos, datas comemorativas, pós-venda, tudo é motivo para contatar seus clientes e com isso conseguir que eles se sintam importantes para você e realmente são.
Não tenha medo de implantar mudanças na sua empresa, pois o mercado gira em torno da globalização que muda a cada minuto, porque não inovar, arriscar, fazer algo mais e crescer?
Cada etapa de mudança na linha de atendimento deve ser anotada e avaliada constantemente e tenha sempre uma forma de obter dos seus clientes um retorno do atendimento recebido.
Faça isso pessoalmente, por que não?
Tire umas horas do dia e esteja na frente de sua loja, buscando um contato maior com seu público, verificando se estão satisfeitos.
Quem não se lembra do Comandante Rolim, que com suas iniciativas inovadoras marcaram a evolução da TAM e da aviação brasileira.
Rolim afirmava que "O cliente é o maior bem que uma organização pode ter. Eu sempre digo aos nossos funcionários: Olha, avião para a empresa, um a mais, um a menos, não significa grande coisa. O que não podemos é quebrar esse pilar da credibilidade, da comunicação, do canal que permite às pessoas saberem que podemos resolver o seu problema. Isso não há dinheiro no mundo que pague".
Hoje o comandante Rolim já não existe mais, faleceu em 2001, e a TAM tem passado algumas crises, mas que fique a filosofia do comandante "Os clientes, estes sim são fundamentais".




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